Há outras maneiras de medir o desempenho financeiro do seu escritório, além da lucratividade!
Índice de cancelamento
Com a tendência de se cancelarem notas de honorários -muitas vezes a pedido do cliente-, o índice de cancelamento se torna importante para te auxiliar a reduzir erros.
Índice de inadimplemento
Mede o quanto do que se fatura não é recebido, popularmente conhecido como "calote". A partir da análise dele, medidas mais enérgicas de cobrança podem ser realizadas.
Prazo médio de recebimento
Informa em quanto tempo, na média, o escritório recebe os valores faturados. Geralmente, analisa os três meses mais recentes.
Idade de contas a receber
Com esse indicador você pode verificar se o escritório possui problemas de recebimento, subdividindo suas contas em grupos (como o das que ainda não venceram, as que estão até 30 dias vencidas, as vencidas de 31 a 60 dias...).
Curva ABC
Serve para apurar os clientes ou despesas mais importantes, de acordo com a ótica financeira. Além disso, também verifica se o seu faturamento está concentrado em poucos clientes, o que pode vir a impactar na continuidade do negócio.
Mas, antes de considerá-los, lembre-se: Esses indicadores, sozinhos, não resolvem nada. Eles apenas existem para ajudá-lo numa gestão eficiente.
Se você quer aprender a calcular e a transformar realmente esses indicadores em poderosos aliados da sua gestão, deixe um comentário e conte com o nosso apoio.