A análise SWOT é mais uma importante ferramenta para gestão empresarial e, por obviedade, também aplicável aos escritórios de advocacia.
A partir dela é possível explorar a posição de seu negócio no mercado, através da identificação de diversos aspectos da empresa, tanto numa perspectiva externa quanto interna.
Ainda que de enorme relevância, é uma ferramenta bastante simples! Para realizá-la, você precisará apenas desenhar uma tabela 2X2, onde: na primeira, deverá descrever pontos fortes da empresa; na segunda, os pontos fracos; na terceira, as oportunidades; e na quarta, as ameaças.
Procure desenvolver ao menos quatro pontos em cada campo. Não é uma regra, porém quanto mais informações você conseguir incluir nos respectivos campos, a partir de um olhar macro, melhor você visualiza sua posição no mercado, identificando eventual necessidade de um realinhamento estratégico, por exemplo.
A BÓREA, contudo, desenvolveu, a partir dessa, sua metodologia própria para aferição de mercado, nos seus serviços de consultoria, possibilitando resultados ainda mais claros e expressivos. Entretanto, compartilhamos essa ferramenta de base para que você possa aplicar e aproveitar de seus resultados!
Gostou dessa dica? Então não deixe de curtir!