Nos últimos anos, muitas empresas têm minimizado ou mesmo abolido as normas de dress code em seus escritórios.
Isso se deve pelo fato de que a vestimenta se tornou uma questão de identidade e, portanto, uma questão fundamental para criar um ambiente de trabalho que acolha todos os tipos de colaboradores.
Contudo, a advocacia ainda é um segmento muito tradicionalista, especialmente no que se refere à imagem de seus profissionais.
Essa preocupação está ligada com a necessidade de transmitir uma ideia de seriedade e de profissionalismo, inerentes à prestação do serviço jurídico.
Assim, a alternativa que muitos escritórios têm adotado é flexibilizar o uso do terno e da gravata em momentos nos quais o advogado não está tratando com clientes ou com magistrados.
Na verdade, apesar da resistência oferecida pelo Poder Judiciário em atender profissionais que não estejam tradicionalmente trajados, essa quebra de paradigma é inevitável, pois está ligada a uma evolução do pensamento corporativo, tornando-se uma demanda cada vez maior entre os profissionais.
A BÓREA é uma empresa de consultoria de gestão especializada em escritórios de advocacia, buscando conscientizar profissionais sobre essas questões, tornando a prestação do serviço jurídico mais rentável.